Caminito del Rey

O Caminito del Rey é um trilho construído pelos antigos trabalhadores das barragens no desfiladeiro de Gaitanes, em El Chorro, Espanha. O caminho foi construído no início do século XX, entre 1903 e 1905, e servia de acesso aos trabalhadores durante a construção da barragem de El Chorro, mas também para a sua manutenção posterior. Depois de criado, um dos engenheiros resolveu levar os amigos a visitá-lo e, com o crescimento das visitas, o desfiladeiro começou a tornar-se cada vez mais popular.
Em 1921, o rei Afonso XIII atravessou o caminhito para alcançar as barragens de Guadalhorce – Guadalteba, de forma a proceder à sua inauguração. O caminho era tão íngreme e perigoso, mas ao mesmo tempo, tão fabuloso, que passaria a ser conhecido daí em diante por Caminito del Rey.
Com o passar dos anos, o Caminito del Rey foi entrando em desuso e foi sendo abandonado. Porém, nos anos 90, os olhos de viajantes mais aventureiros mostraram-no ao mundo e o Caminito começou a receber visitas de exploradores e de viajantes mais destemidos. Contudo, por desgaste do percurso, em 2001 a Junta da Andaluzia resolveu encerrá-lo e assim permaneceu durante quase 15 anos.
No entanto, a sua beleza não caiu no esquecimento, e em 2015, foi reaberto ao público, totalmente remodelado e com excelentes condições de segurança. A sua reabertura foi tão aguardada, que hoje, 3 anos após a mesma, o Caminito del Rey está praticamente sempre esgotado, sendo considerado uma das mais belas atrações deste tipo existente no mundo!
Fonte: AlmaAtPorto

 

Comentários